te-Atrito Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro te-Atrito esteve na nossa escola no dia 6 para apresentação da peça "Histórias para Crianças Mal Comportadas", a partir de textos de Jacques Prévert e no âmbito da actividade "O Teatro Vai à Escola".
Este projecto, dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, pretende, por um lado, promover desde cedo o contacto com o teatro com vista à formação de públicos e, por outro lado, contribuir para uma reflexão sobre o próprio teatro e as mensagens dos textos representados.
Este espectáculo é dispersivo, partindo de uma colagem de vários textos, dramáticos, narrativos e poéticos (Cavalo numa Ilha, A Avestruz, Um Drama na Corte, Manhã Farta e Bairro Livre), que abordam temas como a liberdade, os direitos da criança, do homem e dos animais, o racismo, a desigualdade social, a fome, a criminalidade, a autoridade. Dois actores, a quem se junta um músico (saxofone alto e tambor), vão representando os diversos personagens e o cenário é apenas um banco de escola.
No final do espectáculo houve uma conversa animada com os alunos sobre as temáticas apresentadas e sobre a própria criação teatral.
Esta representação foi do agrado geral e ficou logo marcada uma nova apresentação para o dia 3 de Junho, durante a realização da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas João da Rosa.

Sem comentários: