Câmara de Olhão e Unesco lançam prémio de criatividade


A Comissão Nacional da UNESCO e a Câmara Municipal de Olhão lançam, pela primeira vez, o «Prémio Criatividade e Inovação no âmbito da Biodiversidade», destinado aos alunos da Rede de Escolas Associadas da UNESCO que no ano lectivo de 2009/2010 apresentem um trabalho, individual e/ou de grupo, no âmbito deste tema.
A Comissão Nacional da UNESCO pretende, através deste Prémio, reforçar a sensibilização da comunidade escolar e educativa para as temáticas do meio ambiente, desenvolver uma consciência crítica e interveniente face aos problemas ambientais e, desta forma, exercer uma consciência pedagógica dirigida especialmente aos alunos.
A Biodiversidade e o Meio Ambiente, inserido no projecto UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, insere-se na Rede SEA, que desenvolve as temáticas do meio ambiente, rotas comerciais e culturais, a destruição das áreas costeiras, o desaparecimento de espécies marinhas, e a protecção de espécies. Relaciona também alterações das condições do meio ambiente e analisa o perigo da acção do Homem sobre o meio aquático.
O prémio contempla as seguintes modalidades:
- 1º Ciclo do Ensino Básico com o tema Conservação da Biodiversidade: O desaparecimento das florestas – As cores da natureza: as aves e as flores na sua diversidade;
- 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico com o tema A Actividade Humana – A agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização do território: influência nos ecossistemas e espécies;
- Ensino Secundário com a realização de uma exposição fotográfica sobre um dos 3 temas à escolha: a diversidade marinha, o contributo da ciência na conservação e compreensão do património e/ou o património natural e biodiversidade.
Os prémios serão constituídos por passeios marítimos e pedestres, espeleologia, material didáctico, material fotográfico e livros.
O prazo para a apresentação das candidaturas decorre entre 15 de Outubro de 2009 e 23 de Abril de 2010.
Os trabalhos nomeados pelo júri serão divulgados dia 15 de Maio de 2010 e a cerimónia pública de entrega dos mesmos acontecerá no dia 22 de Maio de 2010, Dia Internacional para a Diversidade Biológica.

Mais informações na página da Comissão Nacional da Unesco.

Fonte: Câmara Municipal de Olhão

Sem comentários: