Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro)

 No passado dia 12 dezembro, o departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com a Biblioteca Escolar António Macheira, celebrou o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.

A iniciativa foi assinalada com o 3.º Encontro da Escola João da Rosa e da Universidade Sénior de Olhão (USO).

Deste convívio,  os participantes tiveram oportunidade de dialogar e debater ideias, sendo também apresentados trabalhos de alunos das turmas A e B do 7.º ano sobre galardoados do Prémio Nobel da Paz. No decorrer da cerimónia, foi ainda mostrado aos participantes um pequeno vídeo produzido em aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação sobre a temática.

A destacar ainda a intervenção de Bela Matias, que trabalhou na Comissão Europeia na cooperação com os países terceiros nas áreas dos Direitos Humanos e Ajuda Humanitária, tendo abraçado missões no Médio Oriente e em África, nos setores social e cultural. Presentemente, colabora com a Universidade Sénior de Olhão (USO), nomeadamente, na abordagem de temas relacionados com a União Europeia.  

O evento foi também enriquecido com a participação da banda musical JR e das alocuções do Diretor do Agrupamento e do Presidente da Junta de Freguesia de Olhão. 

Este encontro intergeracional foi muito interessante na partilha e conversa sobre os Direitos Humanos e na premência com que devemos refletir sobre eles nos tempos conturbados em que vivemos.

A seguir, apresentam-se alguns desses momentos:

As boas-vindas dadas pelo sr. Diretor do Agrupamento, professor Luís Felício.

Apresentação do evento pela professora Cristina Madeira.

Atuação da Banda JR e testemunho do professor Marco Mattos.

Apresentação do filme "Estamos todos no mesmo barco" 
da autoria dos professores Paulo Penisga e Hugo Amaral.

Intervenção de Bela Matias.

Intervenção do sr. Presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Rui Gabriel.

Apresentação de algumas personalidades/ organizações laureadas com o Prémio Nobel da Paz, por alunos das turmas 7.ºA e B. 
Trabalho orientado pelas professoras de Português, Ana Paula Tavares e Sara Carvalho.


Leitura dos poemas: "As palavras", de Eugénio de Andrade, "Lágrima de preta", de António Gedeão, e "Urgentemente" de Eugénio de Andrade, 
por alunos da turma 7.ºB.

Espaço para partilha e debate.

Exposição dos vencedores do Nobel da Paz pelos alunos das turmas 7.ºA e B.


Sem comentários: