semana UBUNTU - 9 a 13 de janeiro

O Agrupamento de Escolas João da Rosa, por fazer parte da rede internacional “Academia de Líderes Ubuntu”, implementou, entre os dias 9 e 13 de janeiro, a II Semana Ubuntu, um evento que foi dinamizado pela equipa Ubuntu, onde participaram os delegados e subdelegados das turmas do 3º ciclo. 

 A palavra “UBUNTU” é uma combinação dos termos “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se e a frase nuclear da Academia de Líderes Ubuntu é “Eu sou porque tu és”. Através do Instituto Padre António Vieira, o Instituto que dinamiza estas semanas por todo o país, espalha-se o método Ubuntu que assenta em 5 pilares: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. 

 O projeto promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais e durante esta semana, através de atividades imbuídas de uma filosofia profundamente humanista, como a ética do cuidado, a construção de pontes e a liderança servidora, os alunos mergulharam numa série de conceitos e competências transversais facilitadoras da aquisição de Soft Skils como trabalho em equipa, liderança servidora, resiliência, entre outras. 

 Quando quase acreditamos que os miúdos já não gostam da escola, eis que nos surpreendem e mostram o contrário, participando ativamente nas tarefas propostas, agigantando o evento com uma férrea e genuína vontade de ficar, contribuir, participar. Trouxeram luz, energia, brilho, alegria e uma partilha generosa de conteúdos e emoções. Existem miúdos que podem despertar para o admirável mundo novo dos direitos humanos com um sorriso de orelha a orelha. 

 TRAZER A HUMANIDADE PARA DENTRO DE NÓS é um convite exigente nos tempos que correm... Por isso o nosso manifesto ubuntu resume-se a isto! Se queres chegar rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai em grupo! Suportam-nos, a nós equipa Ubuntu, os que têm imensa paixão pela escola. Esses que fazem das tripas coração para fazer da escola um lugar em que os alunos queiram permanecer, gostem efetivamente de estar e possam dominar mais do que o B a bá dos raciocínios lógico-matemáticos! E sim, tudo isso importa e a ideia não é dividir mas acrescentar, somar e multiplicar. 

 O Agrupamento conta ainda com um CLUBE UBUNTU que dinamizará mais semanas Ubuntu, entre outros eventos. Esse espaço está na escola, conta com os elementos da equipa e com todos os que queiram estar connosco. Agradecimento especial à Conforama que nos cedeu generosamente o mobiliário para este Clube. Quando os projetos de escola são apoiados por empresas locais, parece que afinal tudo ganha um novo sentido. Todos juntos contribuímos para um mundo melhor. A equipa Ubuntu é constituída pelos alunos Adriana Jesus, Diogo Matias, Rúben Paiva da turma CEF, pela educadora Carina Resende e pelas professoras Mónia Mesquita e Patrícia Graça. 

 A equipa UBUNTU agradece o envolvimento de todos.




Sem comentários: