Na semana de 10 a 14 de outubro esteve exposta na Biblioteca António Macheira uma maqueta representando o Bairro da Cavalinha.
A maqueta foi o produto final de um conjunto de atividades desenvolvido no âmbito dos DACs sob a temática Olhão, Identidade Social e Natural, por alunos do 1.º ano, das turmas A, B e C da Escola JI/EB1 Cavalinha, no ano letivo de 2021-2022.
No dia 13 de outubro (quinta feira), teve lugar na biblioteca, uma aula articulada com um grupo de alunos autores da maqueta e alunos do 9.ºA.
Os objetivos deste encontro procuraram demonstrar que um “simples artefacto” pode ser objeto de várias abordagens e que todo o conhecimento está interligado. Serviu ainda para sensibilizar os alunos para a importância do património e da História Local.
A escola deve procurar estabelecer relações constantes com o meio, pois a formação integral do aluno passa pela educação interdisciplinar, na qual desempenham papel preponderante valores essenciais, tais como a preservação, proteção e animação do património material e imaterial.
Ana Duarte, Educação Patrimonial,
Texto Editora, Lx, 1993
(texto adaptado)
A história local ajuda a construir uma identidade, num espaço ou grupos.
Armando José Santos et all, Viagens no Tempo 5 [Textos pedagógicos-didáticos]
Areal Editores, Porto, s/d
(texto adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário