BIBLIOTECAS ESCOLARES DO CONCELHO comemoram o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

S.A.B.E. - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Olhão

«Em articulação com as bibliotecas escolares do concelho, e visando criar e fortalecer hábitos de leitura desde a primeira infância, estimulando a imaginação do público infanto-juvenil e potenciando-lhes um crescimento harmonioso e criativo, o S.A.B.E. preparou uma proposta de comemoração daquele que é o mês de reconhecimento internacional do papel das bibliotecas escolares nesta missão, que simultaneamente vai ao encontro deste intuito.

Propiciam-se, deste modo, o conhecimento de autores reconhecidos pelo Plano Nacional de Leitura, autores de e para todas as idades, autores com poucos livros publicados, mas já com garantia de qualidade (Carlos Campos e Rita Sobral), e outros com um imenso rol de livros que compõem as estantes de qualquer casa ou biblioteca onde haja crianças e jovens (Inês botelho e Álvaro Magalhães).

Este plano comemorativo assenta, sobretudo, na visita de autores, cuja escrita é vocacionada a diferentes faixas etárias, aos vários Agrupamentos de Escolas do concelho. Tendo em conta que a cidade de Olhão é a cidade algarvia com um maior número de estabelecimentos de ensino e alunos (cerca de 5 700 - dados de 2007), apenas se decidiu propor uma sessão por cada Agrupamento Escolar (as 2 sessões por Agrupamento, no caso da autora Rita Sobral, resultou da oferta da mesma de uma sessão extra). Possuindo o concelho seis Agrupamentos de Escola, cada autor realizará, assim, seis visitas (à excepção de Inês Botelho, cuja obra se dirige também ao público do ensino secundário), perfazendo o total destes encontros 28 sessões.

Muitas palavras voarão ao longo destas sessões e outras cairão, quem sabe, em papel que um dia se poderá transformar em páginas de livros»
(...)

in Plano de Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (doc. fot) e Agenda do Município de Olhão - Outubro '09, p.15

Sem comentários: